Outubro Rosa – Entre nessa luta!

Como forma de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre o câncer de mama é comemorado em todo o mundo o Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer são elevadas, principalmente porque a doença é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame essencial para que a doença seja detectada o mais rápido possível.

Mas o câncer de mama não atinge apenas as mulheres!

Ainda um tabu a ser enfrentado. O câncer também pode se manifestar em homens, principalmente os que tiveram casos na família ou possuem ginecomastia. A falta de informação a respeito da neoplasia em pessoas do sexo masculino e o preconceito sofrido por pacientes acometidos pela doença , colocam um alerta para os homens, de diagnósticos quase sempre em estágios avançados e que muitas vezes não permitem a cura ou o controle da doença.

Prevenção é a palavra mais importante que você vai ouvir hoje!

A importância do autoexame das mamas reside no autoconhecimento das mamas. O autocuidado significa cuidar da própria saúde. Em muitos casos as pessoas não tem acesso a exames de mamografia, a alternativa mais barata e eficaz é a realização do autoexame, para tanto a mulher deve palpar suas mamas, axilas e fossas claviculares (“saboneteiras”), dessa forma é possível identificar qualquer alteração. Percebendo alguma alteração, deve-se procurar imediatamente um médico para que se possa averiguar a anomalia.

Onde fazer o exame no Distrito Federal?

  • SESC DF – Taguatinga Norte, R$ 50 para comerciários, idosos e conveniados, e R$ 88 para usuários em geral. O atendimento, vai das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Mais informações podem pelos telefones: 3451-9118 ou 3451-9116.
  • Clínica da Mama: Unidade Asa Sul • Centro Clínico Sul 716 | Unidade Asa Norte, W3 516 • Ed. Carlton Center | Unidade Taguatinga • Edifício Pátio Capital | Call Center. Valores e informações consultar por telefone: (61) 3213 6625

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.