Programa “Como Será” dia 14/04/18, sábado: realidade virtual e robótica

O programa “Como Será” deste sábado, dia 14, traz diferentes olhares sobre a rotina enfrentada por pessoas com deficiência. Na série ‘Expedição Digital’, Renato Cunha apresenta iniciativas que utilizam realidade virtual e robótica para melhorar a vida destas pessoas. Em Recife, ele conversa com um grupo de pesquisadores que criou um sistema que possibilita fazer fisioterapia com monitoramento à distância. Desenvolvido para ajudar os cegos nas ruas, o cão guia Lysa é um cão robô que funciona por cerca de oito horas, com bateria. Através de tecnologias como sensores de altura, ele identifica obstáculos e orienta seu dono sobre o caminho. Por fim, Renato mostra o funcionamento do aplicativo Cagame Maker, que funciona como instrumento de aprendizado de crianças com Síndrome de Down, déficit de atenção e autismo. O jogo ensina tarefas domésticas simples, que podem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada um. Ele foi criado para pais, médicos e educadores terem mais uma ferramenta de inclusão de crianças.

Já a repórter Júlia Bandeira lança um olhar diferente sobre histórias de superação. Ela conversa com os familiares de pessoas com deficiência sobre as dificuldades enfrentadas por quem acompanha a rotina de cuidados de muito perto. Entre os entrevistados está a da dançarina Karina Vargem. Ela foi diagnosticada com artrite reumatoide e vive em uma cadeira de rodas desde os cinco anos. Hoje, Karina está em um estágio avançado da recuperação e conta com apoio dos pais, com quem mora. Eles falam sobre suas rotinas e como lidaram com a transformação de suas vidas a partir do diagnóstico da doença de Karina.

O quadro ‘Qual vai ser?’ apresenta o dilema do estudante Thiago Castellani. Com 17 anos, ele tem dúvidas de qual carreira seguir, já que acaba de terminar um curso técnico em Mecatrônica, mas sua paixão é a Biologia Marinha. No quadro, Thiago tem a chance de experimentar um dia na vida de um profissional de Engenharia Mecatrônica (sugestão dos pais), Biologia Marinha (sua escolha) e Geografia (indicação da orientação profissional). No estúdio, o estudante conversa com Sandra Annenberg e com a orientadora Giselle Welter antes de revelar sua decisão.

A rotina de um resort é tema do ‘Hoje é dia de…’. Alexandre Henderson acompanha o dia a dia dos funcionários que formam a estrutura de um empreendimento dessa natureza. Ele conhece o trabalho da nutricionista, do chef, de uma engenheira agrônoma, de uma professora de educação física e do gerente de relações públicas, todos responsáveis – cada um na sua função – pelo funcionamento do resort. Por fim, o repórter mostra as ações sustentáveis adotadas pelo local, como reaproveitamento de água e economia de energia, por exemplo. Além disso, o resort abriga um dos maiores bolsões de desova de tartarugas cabeçudas da América do Sul e adotou algumas restrições para garantir que elas retornem: redução da iluminação durante a noite e não há serviço de comida na areia.

Sobre o ‘Como Será?’

‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação dentro de fora da escola, sustentabilidade, qualidade de vida, mobilização social, trabalho e inovação em todas as áreas. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade. O programa vai ao ar às 7h (exceto nas afiliadas com conteúdo regional) e é reprisado na GloboNews e no Canal Futura, aos domingos, às 06h05 e às 15h, respectivamente. No Canal Futura, ainda há reprises na segunda (1h), quarta (20h30) e quinta-feira (2h30). Mais informações no site redeglobo.globo.com/como-sera e nas grades de programação locais.

Programe-se! A exibição do “Como Será?” é prevista para acontecer a partir de 07h, na Globo.

Recomendamos:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.